A Educação e Formação de Adultos

on quinta-feira, 28 de maio de 2009




A Educação e Formação de Adultos consiste numa intervenção centrada na promoção dos níveis de competências e qualificações da população adulta portuguesa.

Os adultos têm o direito de ver, formalmente, reconhecidos os saberes e competências adquiridos ao longo da vida e, se necessário, completá-los para efeitos de obtenção de uma certificação de nível básico ou secundário, podendo retomar, a qualquer momento, processos de educação - formação de acordo com expectativas pessoais e profissionais.

Desde a última década que as políticas e iniciativas no campo da educação e formação de adultos em Portugal reflectem a consciência que o país tem, quer ao nível do cidadão comum, quer ao nível das organizações, entidades públicas ou privadas e órgãos de decisão política, dos níveis baixos de certificação escolar e profissional da sua população adulta. Os efeitos dos novos desafios que se colocam em Portugal, no contexto da aposta europeia na transição para a economia do conhecimento e da coesão social. Esta aposta estratégica pressupõe a correlação entre inovação, competitividade, níveis de bem-estar, qualidade de vida e educação e formação da população, capaz de garantir um desenvolvimento humano.

Com a educação e formação de adultos desenvolve-se novas respostas, estas dirigidas a públicos adultos pouco escolarizados e pouco qualificados profissionalmente, a par da criação de um sistema de reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos e competências adquiridas pelos adultos ao longo dos seus percursos de vida pessoal, social e profissional.

O principal constrangimento com que se confronta a educação e formação de adultos continua a ser o elevado número de adultos portadores de baixos níveis de escolaridade. Esta circunstância deve-se ao nível da educação de base condicionada e à indisponibilidade para investir em aprendizagens ulteriores e continuadas, constitui um défice, que se limita à procura da educação e formação entre os menos escolarizados e qualificados, apresentando custos pesados nos níveis do desenvolvimento do país.

Reconhecer, validar e certificar competências - chave da população adulta é um processo inovador que decorre essencialmente das estratégias de aprendizagem e formação ao longo da vida. Não se trata apenas, de traduzir aprendizagens e saberes mais ou menos formalizados ao longo de uma determinada trajectória escolar, mas, a partir das trajectórias de vida de indivíduos adultos para extrair de modo contextualizado e especializado as soluções de acção utilizadas nas mais diversas situações dos seus percursos e contextos.

Ao ler este pequeno relato acerca da educação e formação de adultos, ficou mais esclarecido? Precisa de obter mais níveis escolares do que aqueles que tem? Então, dirija-se ao Centro de Novas Oportunidades da Escola Básica 2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes a fim de efectuar a sua inscrição para iniciar o seu processo.

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