EFA Magusto

on quinta-feira, 28 de maio de 2009


Foi no passado dia 12 de Novembro de 2008, com início pelas 20.00 horas, na Escola Básica 2, 3 Padre Joaquim Maria Fernandes, em Sousel, que os alunos do E.F.A. (Educação e Formação de Adultos) das turmas A, B, C e D se juntaram para, entre todos, fazerem uma festa de convívio dedicada às comemorações do dia de S. Martinho, que, por casualidade, já tinha sido no dia anterior.

Tal ideia ocorreu há alguns dias atrás, quando veio a notícia dos formadores dizendo que se podiam fazer tais comemorações aqui na própria escola.

Trocando ideias e palavras entre todos, chegámos à conclusão que cada turma poderia trazer as bebidas, as castanhas, os doces e mais alguma coisa para que a festa durasse algumas horas…

No dia 12, todos estávamos eufóricos. Entre todos dividiram-se as tarefas. Uns começaram logo a assar, os outros colocaram as bebidas sobre as mesas, as senhoras trataram dos doces. O entusiasmo que se viveu entre os formandos e formadores foi grande.

Quando apareceram as primeiras castanhas assadas, estávamos naquela expectativa se elas eram boas ou não. Mas houve logo alguém que se lembrou de ir buscar o sal para dar aquele gosto tradicional. A partir daí partilhou-se o convívio entre todos.

Ao longo do convívio não faltaram as célebres anedotas, umas menos e outras mais picantes. Entre nós, os mais velhos, recordavam-se os tempos antigos e ao mesmo tempo transmitia-se aos colegas mais novos, como se festejava o Dia de S. Martinho.

No final, os alunos tinham superado, de uma forma positiva, os trabalhos e as tarefas que os professores lhe tinham atribuído, afirmando que podiam contar com eles para as novas etapas que lhe fossem propostas.

Dignifica-se, assim, o bom ensino que reina na Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes, em Sousel.

Elaborado por: Joaquim José Mendes - Curso B

0 comentários:

Enviar um comentário