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on quinta-feira, 28 de maio de 2009

Agrupamento de Escolas de Sousel
Tapada da Portagem
7470-203 Sousel


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Fax. 268551146
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A Educação e Formação de Adultos




A Educação e Formação de Adultos consiste numa intervenção centrada na promoção dos níveis de competências e qualificações da população adulta portuguesa.

Os adultos têm o direito de ver, formalmente, reconhecidos os saberes e competências adquiridos ao longo da vida e, se necessário, completá-los para efeitos de obtenção de uma certificação de nível básico ou secundário, podendo retomar, a qualquer momento, processos de educação - formação de acordo com expectativas pessoais e profissionais.

Desde a última década que as políticas e iniciativas no campo da educação e formação de adultos em Portugal reflectem a consciência que o país tem, quer ao nível do cidadão comum, quer ao nível das organizações, entidades públicas ou privadas e órgãos de decisão política, dos níveis baixos de certificação escolar e profissional da sua população adulta. Os efeitos dos novos desafios que se colocam em Portugal, no contexto da aposta europeia na transição para a economia do conhecimento e da coesão social. Esta aposta estratégica pressupõe a correlação entre inovação, competitividade, níveis de bem-estar, qualidade de vida e educação e formação da população, capaz de garantir um desenvolvimento humano.

Com a educação e formação de adultos desenvolve-se novas respostas, estas dirigidas a públicos adultos pouco escolarizados e pouco qualificados profissionalmente, a par da criação de um sistema de reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos e competências adquiridas pelos adultos ao longo dos seus percursos de vida pessoal, social e profissional.

O principal constrangimento com que se confronta a educação e formação de adultos continua a ser o elevado número de adultos portadores de baixos níveis de escolaridade. Esta circunstância deve-se ao nível da educação de base condicionada e à indisponibilidade para investir em aprendizagens ulteriores e continuadas, constitui um défice, que se limita à procura da educação e formação entre os menos escolarizados e qualificados, apresentando custos pesados nos níveis do desenvolvimento do país.

Reconhecer, validar e certificar competências - chave da população adulta é um processo inovador que decorre essencialmente das estratégias de aprendizagem e formação ao longo da vida. Não se trata apenas, de traduzir aprendizagens e saberes mais ou menos formalizados ao longo de uma determinada trajectória escolar, mas, a partir das trajectórias de vida de indivíduos adultos para extrair de modo contextualizado e especializado as soluções de acção utilizadas nas mais diversas situações dos seus percursos e contextos.

Ao ler este pequeno relato acerca da educação e formação de adultos, ficou mais esclarecido? Precisa de obter mais níveis escolares do que aqueles que tem? Então, dirija-se ao Centro de Novas Oportunidades da Escola Básica 2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes a fim de efectuar a sua inscrição para iniciar o seu processo.

Apresentação STC - NG3 - Saúde



Trabalhos de STC-NG5-DR2 - Turma D

EFA Magusto


Foi no passado dia 12 de Novembro de 2008, com início pelas 20.00 horas, na Escola Básica 2, 3 Padre Joaquim Maria Fernandes, em Sousel, que os alunos do E.F.A. (Educação e Formação de Adultos) das turmas A, B, C e D se juntaram para, entre todos, fazerem uma festa de convívio dedicada às comemorações do dia de S. Martinho, que, por casualidade, já tinha sido no dia anterior.

Tal ideia ocorreu há alguns dias atrás, quando veio a notícia dos formadores dizendo que se podiam fazer tais comemorações aqui na própria escola.

Trocando ideias e palavras entre todos, chegámos à conclusão que cada turma poderia trazer as bebidas, as castanhas, os doces e mais alguma coisa para que a festa durasse algumas horas…

No dia 12, todos estávamos eufóricos. Entre todos dividiram-se as tarefas. Uns começaram logo a assar, os outros colocaram as bebidas sobre as mesas, as senhoras trataram dos doces. O entusiasmo que se viveu entre os formandos e formadores foi grande.

Quando apareceram as primeiras castanhas assadas, estávamos naquela expectativa se elas eram boas ou não. Mas houve logo alguém que se lembrou de ir buscar o sal para dar aquele gosto tradicional. A partir daí partilhou-se o convívio entre todos.

Ao longo do convívio não faltaram as célebres anedotas, umas menos e outras mais picantes. Entre nós, os mais velhos, recordavam-se os tempos antigos e ao mesmo tempo transmitia-se aos colegas mais novos, como se festejava o Dia de S. Martinho.

No final, os alunos tinham superado, de uma forma positiva, os trabalhos e as tarefas que os professores lhe tinham atribuído, afirmando que podiam contar com eles para as novas etapas que lhe fossem propostas.

Dignifica-se, assim, o bom ensino que reina na Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes, em Sousel.

Elaborado por: Joaquim José Mendes - Curso B

Trabalhos de STC-NG5-DR2 - Turma A


















STC - NG6 - DR2 - A quinta do futuro está a chegar

on quarta-feira, 27 de maio de 2009

STC-NG5 - Fotos

on terça-feira, 26 de maio de 2009

Trabalhos de STC-NG5-DR2 - Turma C




Trabalhos de STC-NG5-DR4 - Turma A













Trabalhos de STC-NG5-DR4 - Turma B



Trabalhos de STC-NG5-DR4 - Turma C


Trabalhos de STC-NG5-DR2 - Turma B